O FILME

ÍNDIO CIDADÃO? (DF/2014, 52′)

 

 

Um filme de Rodriguarani Kaiowá e Equipe.

 

SINOPSE

A União das Nações Indígenas, em ato de desobediência civil contra a tutela do Estado, coordena movimento político de participação popular na Constituinte (1987/88). 25 anos depois, o Movimento Indígena ocupa o Plenário da Câmara dos Deputados e realiza Mobilização Nacional em defesa dos direitos constitucionais ameaçados pelo próprio Congresso Nacional. A Nação Kaiowá Guarani, alheia ao direito e a justiça, revela o genocídio indígena no Mato Grosso do Sul, mesmo sendo silenciada pelo extermínio sistemático e desumano, de gerações de lideranças.

 

DESCRIÇÃO

Filme resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as duas Mobilizações Nacionais em Brasília, ocorridas em 2013, contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos direitos constitucionais dos Povos Originários. 25 anos depois, alheia ao direito e à justiça, a Nação Kaiowá Guarani traz à tona a narrativa testemunhal do genocídio indígena em marcha no Brasil.

O filme apresenta depoimentos e falas públicas de importantes lideranças indígenas, como o cacique Raoni Metuktire, Ailton Krenak, Sonia Guajajara, Davi Kopenawa, Álvaro Tukano, Valdelice Veron, entre outros. Com forte pesquisa de acervos públicos e privados, traz episódios históricos da luta indígena no debate político do Congresso Nacional.

O filme é conduzido por meio do depoimento da liderança Valdelice Veron, do Conselho Aty Guasu . Ela expõe o drama pelo extermínio que a Nação Kaiowá Guarani vivencia há décadas no estado do Mato Grosso do Sul. Valdelice testemunhou o assassinato do pai, cacique Marcos Veron, durante o processo de retomada de sua terra Tekoha Takuara em 2003. Dez anos depois, a terra tradicional ainda não foi demarcada. Valdelice e Ládio Veron estão ameaçados de morte e negligenciados pelo Estado, embora cadastrados em Programa de Proteção do Ministério da Justiça.

O diretor Rodrigo Siqueira relata a urgência do tema: “O ÍNDIO CIDADÃO? foi idealizado para revelar a ótica dos Povos Originários sobre a história recente de 25 anos dos direitos à terra e à vida tradicional. Contudo, nas filmagens, registramos a impactante narrativa testemunhal do genocídio contemporâneo dos Kaiowá Guarani. Surgiu, assim, o compromisso de reverberar as vozes de mais uma Nação Originária, sendo dizimada no Brasil, diante da omissão cúmplice do Estado e da sociedade.”

 

FICHA TÉCNICA

Direção e Pesquisa: RODRIGO SIQUEIRA
Roteiro: RODRIGO SIQUEIRA E SERGIO AZEVEDO
Produção Executiva: ISADORA STEPANSKI
Produção:
7G DOCUMENTA
MACHADO FILMES
Coordenação de Produção: RODRIGO SIQUEIRA
Produtoras associadas:
ARGONAUTAS VIDEO DESIGN
400 FILMES
BASE AUDIOVISUAL
Apoio de Produção: TV CÂMARA
APOIO
AIK PRODUÇÕES
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO
PROJETO SÉCULOS INDÍGENAS NO BRASIL
KARIOKA MULTIMEDIA PRODUÇÕES
IKORÊ PRODUÇÕES
ARTICULAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL
MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS
CULT VIDEO
VÍDEO MASTER
BALAIO CAFÉ
PADÊ PRODUÇÕES
COLETIVO MURUÁ

 

Patrocínio:

Fundo de Apoio à Cultura – FAC/DF
Secretaria de Cultura do Distrito Federal – SECULT/GDF

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s